domingo, 25 de outubro de 2009

Salvação- que- reconhecemos- e- da- qual- podemos- ter- certeza



1João 5:11-21

“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” (1Jo 5:11-21 ACF)



Introdução. Nós [os verdadeiros crentes bíblicos no Cristo bíblico] temos uma salvação- que- reconhecemos- e- da- qual- podemos- ter- certeza. Segurança é necessária para que o crente viva uma vida cristã produtiva. Segurança elimina o medo. Segurança fornece-nos alegria e esperança. Segurança é a porta que nos conduz para o Seu descanso e completa paz. Sem segurança nós somos deixados para ser conduzidos por mudanças diárias em nossos sentimentos e emoções. A dúvida é comum. A dúvida é como um câncer que destrói nossa felicidade e utilidade.

[. Há quem diga que a doutrina bíblica "uma vez salvo, sempre salvo" leva o crente a pecar, e que é necessário a dúvida apavorante, o pavor de perder a salvação!
. Isto é falso por três motivos: a) pela Bíblia; b) o único povo que produz excelentes frutos verdadeiros é o que repousa na grata segurança e frutifica por GRATIDÃO! c) você acha que seu bebezinho será feliz e produzirá frutos se for criado sendo ameaçado, deserdado e lançado fora de casa a cada erro! Que pavor e insegurança!!!]


QUANDO AS PESSOAS DUVIDAM

1. Épocas em que o PECADO tem controle sobre nós. Rom 7:11, 24 “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.” (Rm 7:11 ACF)
“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24 ACF)

2. Épocas de SEPARAÇÃO de Deus. Andar afastado de Deus. Perda da alegria. Não necessariamente andando em grande pecado, mas apenas não tão perto quanto nós uma vez estávamos.

3. Épocas de LUTAS. Onde está Deus? Ele se importa?

4. Épocas de INVEJA quando nós parecermos não ter nada do tipo que os outros têm, ou ter menos que o suficiente.

5. Épocas de ignorância das ESCRITURAS. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5:39 ACF).



POR QUE ALGUNS NÃO TÊM SEGURANÇA?

1. Alguns nunca foram ensinados. 1Joa 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:13 ACF)

(Joã 5:39) “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (Jo 5:39 ACF)

Um truque que o diabo sempre usou, é aquele da dúvida.

(Gên 3:1-4) “ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” (Gn 3:1-4 ACF)

2. Alguns estão confiando as coisas erradas. Efé 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)

Alguns estão confiando em obras, em ser membro de igreja, em sentimentos, em sinceridade.

3. Alguns têm falhado em crescer espiritualmente.

Há aqueles falham por não fazerem uma rutura com o mundo. Eles carregam com eles mesmos um sentido da culpa.

(Tia 4:17) “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tg 4:17 ACF)

(Rom 6:6-7) “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.” (Rm 6:6-7 ACF)

(Rom 6:11-14) “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Rm 6:11-14 ACF)

4. Alguns duvidam porque realmente eles nunca foram salvos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


COMO EU POSSO SABER QUE SOU SALVO?

1. Pelo testemunho da PALAVRA. 1Joã 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:13 ACF)

(Joã 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24 ACF)

(Joã 1:12) “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (Jo 1:12 ACF)

(Rom 10:9-10) “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10:9-10 ACF)

2. Pelo testemunho do ESPÍRITO. 1Joã 5:10-12 “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5:10-12 ACF)

(Rom 8:16) “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8:16 ACF)

(Gál 4:6) “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gl 4:6 ACF)

(Efé 1:13-14) “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Ef 1:13-14 ACF)

3. Pelo Testemunho de uma VIDA MUDADA 1Jo 3:14; 2Co 5:17
(1Jo 3:14) “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.” (1Jo 3:14 ACF)

(2Co 5:17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5:17 ACF)

4. Pelo Testemunho da DISCIPLINA por Deus. Heb 12:6; Pro 3:12
“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hb 12:6 ACF)
“Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” (Pv 3:12 ACF)

5. Pelo Testemunho do PESO pelos outros, em nosso coração. 1Jo 4:21 “E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (1Jo 4:21 ACF)

6.Pelo Testemunho de ORAÇÃO RESPONDIDA. 1Jo 5:14 -15 “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (1Jo 5:14-15 ACF)


QUE TRAZ A SEGURANÇA [ao nosso espírito]? Segurança vem com o entendimento que a salvação é:

1. UM PRESENTE. Nunca pago como salário por obra, nunca merecido. Efé 2:8-9; Rom 8:31-32, 38
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8:31-32 ACF)

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,” (Rm 8:38 ACF)

2. UMA PromEssa Efé 1:13
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Ef 1:13 ACF)

3. ETERNA João 3:16,36
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 ACF)

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3:36 ACF)

4. Um FATO 2Tim 1:12 Não baseados em como nós nos sentimos.
“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” (2Tm 1:12 ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário