quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lidando com as Dificuldades


Texto I Cor. 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

O fato de sermos cristãos não significa que deixamos de enfrentar problemas. Não ficamos imunes a dificuldades quando no tornamos crentes. Por outro lado, Cristo prometeu nos amparar nos problemas e nas dificuldades.

As dificuldades, que chamamos de “provações”, são normais na vida Cristã. Pedro, em I Ped 1:6-7, afirmar que eles ajudam a exercitar a fé. Leia o testemunho do apóstolo Paulo quanto às dificuldades vividas por ele em seu ministério em II Cor. 11:21-28.

Vejamos algumas orientações bíblicas acerca de como devemos enfrentar as dificuldades:
1°) Procurando sempre cumprir a vontade de Deus. Estando convidado de que sua vida está seguindo o Caminho do Senhor, você poderá ter certeza de que ________________________________________ (leia Rm.8:28-29 e complete).

2°) Confiando na consolação de Deus. Leia II Cor. 1:3 e 4 e observe a promessa de que “o Deus de toda a consolação nos consola em toda a nossa _____________________________”. O verso 4 ainda garante que nas dificuldades Deus nos confere uma capacitação especial. Qual ? _________________.

Em João 14:16 e 17, 26 e 27 temos a promessa de Jesus de que o Espírito Santo seria o nosso Ajudador / Consolador para enfrentarmos toda dificuldade.

3°) Sabendo que há dificuldades que são consequências da nossa rebeldia. Em Hebreus 12:5-11 aprendemos sobre a disciplina que Deus opera em seus filhos. Leia este texto e explique como esta disciplina é prova do amor de Deus por nós _______________________________________________.

4°) Sabendo que nossa fé cresce depois de passarmos por dificuldades. Leia Tiago 1:2-4 e descubra qual deve ser nossa atitude quando enfrentamos provações. __________________________________.

5°) Entendendo a diferença entre PROVAÇÃO e TENTAÇÃO.

a) Até agora falamos em provação: dificuldades que independem da nossa vontade, e que Deus permite que passemos, para nosso crescimento.

b) Tentação é toda inclinação para o pecado. Ao contrário da provação, a tentação nunca vem de Deus (Tg.1:13). Leia Tiago 1:14 e 15 e descubra de onde vêm as tentações: _____________________ (“paixões”, “desejos da carne”).

c) Além disso, sabendo das fraquezas humanas, o Diabo e seus aliados se constituem em fontes de tentações. (Leia Efésios 6:11 e 12). Leia I Pedro 5:8 e 9 e escreva qual a maneira de resistirmos às investidas de demônios: _______________________________________________________________.

d) Jesus também foi tentado (leia Heb.2:18 e 4:15 e 16). Ele se constituiu numa ajuda para resistirmos às tentações.

e) Sabendo qual o remédio se cairmos em tentação. Leia I João 1:9 e descreva o remédio que devemos usar: ______________________________________________________________________

Para refletir: Em Mateus 4:1-11 temos a narrativa das três tentações que Jesus sofreu logo após o seu batismo. Observe as armas que Jesus usou para vencer: Oração e a Palavra de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário